Muitos pais procuram-nos também para ajudar a resolver aquilo que identificam como “problemas de sono do bebé”. Regra geral estes problemas correspondem a dificuldades ou recusa em adormecer, “luta contra o sono”, despertares considerados demasiado frequentes durante a noite, entre outras questões. É importante entender que muito do que é identificado como um “problema” não é mais do que a forma fisiológica do bebé dormir. No entanto, quando o impacto na família está a ser relevante o apoio pode ser importante.

No Centro do Bebé a abordagem às questões do sono dos bebés é sempre assente em estratégias de relaxamento e conforto que são transmitidas e propostas em consulta e que resultam em mais securização, menos ansiedade e melhor regulação fisiológica do bebé.

Muitos pais têm em mente métodos de “treino de sono” que estão actualmente bastante divulgados e que surgem aos pais como necessários para “ensinar o bebé a dormir” ou não criar “maus hábitos”. A abordagem no Centro do Bebé discorda dos pressupostos destes métodos e não promove o “treino de sono” ou quaisquer outras formas ou métodos que utilizem em qualquer momento o choro do bebé (sejam eles os métodos de “choro controlado” ou mesmo o “choro acompanhado”) para, alegadamente, ensinar o bebé a ser “autónomo”.

Não somos “babies ou sleep trainers”. Não fazer essa formação ou procurar estes métodos é uma decisão consciente, baseada numa experiência de anos e uma formação aprofundada e multidisciplinar que demonstra que os métodos de “treino de bebés”  ou aqueles que promovem o condicionamento comportamental do bebé, por via de instruções e regras rígidas transmitidas aos pais, não contribuem para o reforço da confiança das competências parentais, tornando-os dependentes de horários, regras e “manuais de procedimentos”.

Muitos pais que nos procuram experimentaram estes métodos sem conseguir implementá-los porque os horários rígidos eram impossíveis de cumprir ou o seu instinto lhes dizia que não deviam deixar o seu bebé chorar. Outros que implementaram estes métodos depararam-se com resultados que parecem funcionar no imediato mas que pouco tempo depois pareceram retroceder, sentindo necessidade de “novas instruções” ou de “retreinar” o seu bebé.

Acreditamos que a abordagem deve ser holística e sabemos que muito do que é identificado como “problemas de sono” não é mais que a fisiologia natural do bebé. No entanto, o impacto emocional junto da família é enorme e é com esse foco que temos ajudado muitos pais e bebés a dormirem melhor, seguindo uma abordagem oposta aos métodos de treino: é uma abordagem de conforto, que procura respostas profundas, enquanto propõe estratégias que fazem com que pais e bebés se compreendam melhor, promovendo o relaxamento, a redução dos níveis de stress e a capacitação do conceito de “sono familiar” em lugar da ideia de “treino de sono”.

A nossa abordagem:

  • Não parte da ideia de que o bebé deve ser “treinado” ou “ensinado”
  • Respeita a fisiologia do bebé e não promove expectativas de tempos de sono que são incompatíveis com essa mesma regulação fisiológica
  • Explica aos pais a perspectiva do bebé, promovendo relações duradouras de compreensão e vínculo
  • Atende às necessidades expressas pelo bebé em lugar de condicionar o bebé para não expressar essas mesmas necessidades
  • Tem envolvimento efectivo de Terapeuta de Bebés e de Psicóloga Clínica credenciada
  • Não utiliza nunca o choro para “ensinar o bebé” a dormir
  • É amiga e protectora da amamentação
  • É adequada a cada família e a cada bebé
  • Sabe que muitas vezes para lá de uma questão de sono, estão outras questões que devem ser atendidas com profundidade, compreensão e empatia

Se esta abordagem faz sentido para si, estamos à sua disposição!

Peça mais informações

Responderemos dentro de alguns minutos. Caso não receba, por favor verifique a sua caixa de SPAM.